O tradicional docinho de festa, com leite condensado e chocolate, se diversifica, ganha novos sabores, formatos e muito mais valor

O bom e velho brigadeiro, igual e diferente. Além da versão tradicional da bolinha de leite condensado misturado com chocolate em pó e coberto com granulado, novos e diferenciados brigadeiros estão invadindo as vitrines das padarias, confeitarias e requintadas docerias. Virou moda entre os chefs confeiteiros desconstruir o famoso docinho das festas de aniversário para criar versões mais sofisticadas, saborosas e por sua vez de maior valor agregado.

O brigadeiro repaginado aparece em versões com chá verde, com licor, pistache, avelã, nozes, café, produzidos com chocolate belga e em vários formatos. Atualmente, além do formato redondo, como ficou conhecido, o brigadeiro pode ser encontrado em copinhos, aromatizados e servidos em colheres de degustação. “É uma oportunidade que se tem de fazer diferente um doce superconhecido. Assim, pode-se oferecer um produto diferente aos clientes, de maior valor, para aumentar o faturamento”, sugere Fernando de Oliveira, Responsável Técnico pelo DAT 2000.

Na doceria paulista Jean et Marie, por exemplo, a chef Patrícia Brock criou uma versão de brigadeiro para ser vendida em copinhos. Eles são produzidos com menos açúcar, pois a receita leva ovos e leite. Na Galeria Chocolate, do chef Diego Lozano, os clientes encontram os brigadeiros em sabores exóticos, como os de chá verde e chá de jasmim. Lozano não abre mão do chocolate belga como matéria-prima para o docinho, por ter uma concentração maior de cacau, que o caracteriza menos doce.

O brigadeiro é uma especialidade brasileira e nasceu na década de 40. O nome do doce foi uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, então candidato a presidente da República e que tinha um grupo de correligionárias que preparavam o doce de chocolate com leite condensado para ser oferecido nas festas em prol da sua candidatura. O brigadeiro Gomes perdeu a eleição para o general Eurico Gaspar Dutra, mas em compensação virou referência para o docinho mais popular das festas de aniversários, casamentos e que hoje é um hit repaginado em padarias e confeitarias de todo o Brasil.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco também nas redes sociais:

Av. Bráulio Gomes Nogueira, 1045, Bairro Tirol – BH / MG – CEP: 30662-090 – Brasil – +55 (31) 3336-6734

© Raj Refrigeração – Todos os Direitos Reservados
feito com por Tenil Agência Digital

Open chat